quinta-feira, 17 de março de 2011

Engenho de Vinhos - #7



Pensando no verão, a Engenho de vinhos destaca as uvas brancas, mas saindo do caminho das conhecidas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Não renegamos a importância delas, mas o que há de mal em experimentar uvas tradicionais e que produzem vinhos, mesmo que em menor escala, tão bons quanto os saídos dessas cepas?
como as variedades são muitas, a reportagem explorou o universo português, com as suas Alvarinho, Maria Gomes, Rabigato, entre tantas outras.

Também saindo do convencional, decidimos explorar outros terroirs.É sabido que os grandes países produtores, os líquidos das regiões de Bordeaux, Champagne, do Douro, são mais do que exaltados. Mas o mundo dos vinhos cresce, em produção, no número de opções, na quantidade de uvas selecionadas.E outros terroirs, existentes há séculos, vão (re)abrindo suas portas para o mundo. Por isso, nesta edição, trazemos um guia com rótulos saídos de países que fincam seu nome nessa história, mas ainda não figuram no hall das grandes estrelas.

Ainda trazemos uma entrevista com o jornalista Marcelo Copello, que há dez anos lança uma lista com os 200 melhores vinhos do momento, sempre exaltando aquilo que pode ser encontrado no mercado nacional. Para os amantes de leitura, damos dicas de alguns livros indispensáveis sobre esse delicioso universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário