quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Ascensão social da cachaça. - Engenho de Vinhos, Ano 1 - Número #5 - 2010

Por: Paulo Faltay |Fotos: Sérgio Lôbo
Preta, parda, roxa, morena. Cor de bons jacarandás de engenho. Embora as palavras de Gilberto Freyre caracterizem a miscigenação do povo Brasileiro, elas se aplicariam perfeitamente à descrição de outra instituição presente no imaginário popular nacional: a cachaça.De subproduto bruto e incolor da cana, ela misturou-se com frutas tropicais, especiarias e outros destilados, ganhou novas colorações e se tornou uma figura nobre nas mesas da civilização do açúcar. Anteriormente apenas encontrada no tradicional e onipresente ele & ela dos melhores (e piores) botequins, a cachaça passou a figurar nos cardápios de luxuosos salões e requintados restaurantes. Seu novo formato são os drinques, ou melhor, as batidas: bebida simples no preparo e cosmopolita, porém marcada pela miscibilidade brasileira. Através desta mistura de ingredientes diversos, o destilado entornou uma democracia social que deixaria ébrio o sociólogo pernambucano.Com um paladar menos acre e áspero que a sua versão pura, as batidas e drinques preparados com base na aguardente da cana tiveram uma ascensão social consolidada. Com seu status alavancado, a brasileiríssima bebida, agora envelhecida em tonéis de madeiras nobres, compete com sofisticados destilados da sua categoria como uísque, o conhaque, o rum e o brandy.

Confira 2 deliciosas receitas da cachaçaria carvalheira:
CANA CAIANA:
Ingredientes: Gelo a gosto|500ml de suco de abacaxi|2 litros de caldo de cana|1 dose(50ml) de cachaça carvalheira extra Premium|1/2 limão.
Preparo: Adicione 500 ml de suco de abacaxi para cada 2 litros de caldo de cana.
Num compo de 300ml, coloque gelo em cubo e 1 dose de cachaça(50ml).Esprema ½ limão e adicione o caldo de cana já com o suco de abacaxi.
CAIPISANTA:
Ingredientes: 50 ml de Santa Dose| 4 gomos de limão
Preparo: Em uma coqueteleira, esmague o limão.Adicione o gelo e Santa dose e agite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário