quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista com Paulo Tiefenthaler - Revista Engenho número #32



Por Lara Lima.

Paulo Tiefenthaler, suíço-carioca, é jornalista e ator. Desde 2008, entretanto, ele dá voz, vez e personalidade a Paulo de Oliveira, personagem que capitaneia o mais controvertido e histriônico programa de culinária da TV brasileira, o larica total, veiculado às 0:30h das sextas-feiras no canal Brasil. Na frente das câmeras, Paulo Oliveira comanda as caçarolas e pilota aquilo que chama, carinhosamente, de “cozinha de guerrilha”, um verdadeiro retrato da gastronomia que é possível aos solteiros de plantão e suas geladeiras de reles mortais.

Os primeiros passos na cozinha: Não tive mentor, aprendi sozinho. Não sou um Jamie Oliver, que é profissional. A proposta do Larica Total é a do personagem que aprende a cozinhar junto com o público.

A gastronomia e as receitas do larica total: Trocamos receitas com os amigos e, sobretudo, com o público. Recebemos mais de 800 receitas pela Internet. Nos reunimos para cozinhar, testar e pensar em argumentos para os programas que serão gravados.É uma cozinha livre, que pretende preparar o que é básico e gostoso como massa, carnes, molhos.Se dominarmos isso e praticarmos variações, fatalmente chegaremos a uma coisa mais sofisticada. E não é isso que os chefs fazem?

A gastronomia Brasileira: Variadíssima, somos um país continental, onde a gastronomia do norte difere da alemã praticada no sul, onde a costeira com os seus peixes e crustáceos é diferente daquela mais interiorana, que abusa de ervas e raízes. Uma cozinha farta: da feijada, do caruru, do vatapá...

Prato preferido? Sou bom de garfo, como de um tudo e não tenho pratos preferidos. Gosto de coisas simples, básicas: uma massa ao Pesto, um filé de badejo, uma picanha bem temperada e cortada, Raclette....

Churrasco, o show ao vivo: Servir aos amigos sempre é mais interessante do que se servir da própria comida. Acho que o prato ideal para celebrar com os amigos é um bom churrasco. Além do ritual em si, o preparo do churrasco é praticamente um show gastronômico ao vivo onde todos participam: um amigo traz a salada, outro o arroz, outro a farofa, tem aquele que traz a sobremesa e por aí vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário